segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Debate: Os Pilares para o sucesso



No dia 28 de Janeiro, tivemos um debate sobre os pilares do sucesso, deixamos aqui, algumas dicas que podem revolucionar o sua vida e das pessoas ao seu redor. Uma delas é Assistir ao filme “O Segredo”.

É muito importante que os irmãos e irmãs da casa de Zé se lembrem dos pilares do sucesso, para não somente aplicar em suas vidas, como também perpetuar estas sábias palavras aos irmãos necessitados.


São quatros os pilares para conseguirmos o que desejamos:

1. Força da Atração – como falado no filme “O Segredo”, devemos concentrar todas as nossas forças e energias pessoais naquilo que mais desejamos para conseguirmos alcançar. Não basta somente querer, mas desejar com todas as forças no âmago de seu ser. Caso seja somente um desejo passageiro, a fé não será forte o suficiente. Saberemos em nosso íntimo o quanto aquilo ainda não é o que mais queremos e nossa força diminuirá. É muito importante lembrarmos que, para a força ser inabalável, a análise pessoal dos desejos deve ser feita. E isso somente com muita reflexão individual. Somente você sabe o que quer. Você deve analisar em seu coração o que o universo deve lhe trazer e, assim, demonstrar de todas as formas a ele o que você deseja.

2. Merecimento Divino – o que você tem feito para merecer o que você deseja? Não se tratam de promessas futuras como, por exemplo, “Pararei de fumar se conseguir o que desejo”! “O que você tem feito pelo seu próximo? Por que cobra Deus? Buscou cobrar a si mesmo? Existem vários filhos que passam por necessidades maiores do que a sua. Já buscou agradecer pelo que tem? Por que compara sua vida com a do próximo que tem mais? Você buscou saber o que ele fez para merecer ou não o que tem?” – Daniel.

É impossível sabermos a infinidade do conhecimento Divino para sabermos se merecemos ou não. Mas fazer a diferença por seu próximo ajudará a balança pender a seu favor.

3. Merecimento Terreno – Você atrai todas as forças e tem o merecimento divino. O que tem feito para merecer a aprovação do Homem? Tem buscado se aperfeiçoar aos olhos dele? Não esqueça jamais que o livre arbítrio é uma benção permitida por Deus. Isso ninguém pode intervir. É de conhecimento geral as tragédias atraídas para pessoas que tentaram intervir neste livre arbítrio. Portanto, seja o melhor naquilo que faz também na terra aos olhos do Homem.

4. Amigos de Luz - É claro que nossos amigos de Luz farão tudo o que está dentro de suas possibilidades para nos ajudar. Todavia, existem outros fatores que precisam ser observados e analisados, conforme explanado acima. Não basta cobrá-los. Saiba que sua entidade lutará sempre a seu favor contra todas as forças que ousam atrapalhar e obstruir o seu caminho. Devemos confiar neles, pois em nenhum momento somos esquecidos por eles, que nos amam verdadeira e incondicionalmente.

Ao tomarmos conhecimento dos pilares do sucesso, fica mais claro entender que cada pessoa tende a exigir mais de um lado do que outro, e podem se esquecer de harmonizá-los. Afinal, quando falamos em sucesso, não nos referimos ao que se consegue apenas na terra, mas o que você faz para conseguir seu espaço no céu ao lado de Deus. Os quatro pilares juntos definem qualidades imprescindíveis ao homem para ele conseguir o sucesso: fé própria, determinação, amor ao próximo, sabedoria, aprendizagem, desenvolvimento contínuo, paciência, resignação, amizade, amor a Deus e confiança em sua infinita sabedoria.

Texto enviado por nossa irmã Fabíola.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Homenagem aos Pretos Velhos


Homenagem a Vó Tereza e todos essas lindas entidades que trazem tanta sabedoria, amor e conse
lhos.
Reflitam... Pois muito tem um preto-velho para nos ensinar sobre essa vida...
Adorei as alma, as almas adorei!!




Pretos-Velhos

Os pretos-velhos na Umbanda refletem o arquétipo de sabedoria, iluminação e superação de todos os obstáculos que vida lhe ofereceu. Essa entidade não se amargurou com o sofrimento do passado mas soube estar acima de todo o sofrimento.

Representa a vitória de todos os grilhões da ilusão que nos prendem ao ego e à vaidade de crer que uma raça possa ser superior à outra. “Preto -Velho” ensina que, quando o “branco” lhe colocou correntes, estava acorrentando a si mesmo nas lei inexoráveis de causa e efeito, que mais dias menos dia haveria de pesar na alma dos “senhores”.

“Preto-Velho” é aquele que ensina que aguentar firme e na fé as “chibatadas” que a vida nos dá confere valores de uma força espiritual que em nada se compara com a força física. “Preto-Velho” é “símbolo” de Umbanda, figura que por si só já exerce um impacto doutrinário.

Pois é este humilde ex-escravo, que foi acorrentado e muito apanhou nos troncos de engenho, que está ali para ouvir nossas queixas sobre a vida. É da boca do velho de fala baixa e mansa que vamos colher a essência de sabedoria para a vida. (...) somos levados à reflexão de nós mesmos e sobre nossa postura diante da vida; repensamos o que chamamos de “problemas”, encontrando no “modelo preto-velho” um caminho que transcende a personalidade daquele espírito para firmar-se como elemento ritualístico, a forma pela qual essas entidades “escolheram” para manifestar-se na religião.

(...) são espíritos missionários que escolheram e foram escolhidos para nascer em meio à escravidão, aqui no Brasil, com a finalidade de trazer um pouco de luz a tantas almas presas no cativeiro material e espiritual.
Nem todo “preto-velho” foi um velho negro, mas todos que assim se manifestam optaram por essa forma de manifestação, portanto que não se confunda opção com falta de opção.

(Alexandre Cumino, História da Umbanda)



Salve Seu Zé Baiano, Salve os Pretos Velhos, Salve a Umbanda!
Axé!!!